top of page

Escola Básica do 1.ºciclo com Pré-escolar das Figueirinhas

 

Caraterização da instituição

 

     A instituição: Escola Básica do 1.ºciclo com pré-escolar das Figueirinhas foi inaugurada a 28 de Setembro de 1998 sob a tutela da Secretaria Regional da Educação.

Funciona em regime de escola a tempo inteiro, isto é, das 8h15 às 18h30, com Aulas Curriculares, de Enriquecimento Curricular e Ocupação de Tempos Livres, integrando o Pré-Escolar.

 

     A escola contém cerca de 276 alunos, distribuídos entre o 1.º ciclo e a pré-escolar, sendo que duas crianças do pré-escolar e 22 do primeiro ciclo beneficiam da educação especial.

 

    No que diz respeito à estrutura física da escola, possui o rés-do-chão e o primeiro piso, e ainda conta com um campo desportivo, ginásio, um espaço circundante, um pátio coberto, um parque infantil e jardim.

 

    O rés-do-chão é composto por uma cantina, uma cozinha com dispensa e bar, três salas da pré-escolar, um gabinete de direção, um gabinete administrativo e instalações sanitárias. Em relação ao 1º piso tem cinco salas de aulas curriculares, uma expressão musical e dramática, informática, biblioteca e inglês, no exterior a escola possui um anexo que contém uma sala de expressão plástica, uma sala destinada ao ensino especial e uma sala de professores.

 

    No exterior existe um espaço para o recreio amplo ao ar livre e um espaço coberto.

 

   A escola possui um variado leque de materiais: computadores ligados à Internet, Data-show, tela de projeção, Vídeo, Televisões, DVD, fotocopiadora, multifunções e vários materiais didáticos que se encontram no centro de recursos ao dispor de todos os docentes mediante requisição.

 

 

Caraterização do meio

 

  A EB1/PE das Figueirinhas fica situada no sítio da Abegoaria, na Freguesia do Caniço, pertencente ao concelho de Santa Cruz. Encontra-se localizada a poucos minutos do Funchal e está delimitada a norte pela freguesia da Camacha e a leste com a freguesia de São Gonçalo.

 

  A população escolar é originária, na sua maioria, da população residente, a grande maioria dos alunos tem uma situação socioecónomico e cultural caraterística da classe média.

 

   A zona circundante a escola é praticamente ocupada por prédios habitacionais, tendo um défice a nível de infraestruturas socias e económicas.

 

 As infraestruturas próximas da escola são: minimercado, pastelarias, snack-bar, restaurante, estufa de plantas, várias oficinas de mecânica, uma igreja e um estabelecimento prisional.

 

  Importa referir que o Caniço é considerado uma zona de dormitório, uma vez que a maioria da população trabalha no Funchal.

 

 Fazem parte da zona pedagógica deste estabelecimento de ensino os sítios: Figueirinhas, Ribeira dos Pretetes, Quinta e Abegoaria.

 

 

Projeto educativo

 

    O projeto educativo incide sobre o tema “ Educar para o futuro”, tem como objetivo que os alunos consigam o sucesso educativo, sejam formados com cidadãos, num ambiente democrático, saudável e agradável.

 

   Relativamente ao pessoal docente têm um papel importante na conduta educativa da criança, ou seja, criar motivação, dar auxílio para que os alunos alcancem o sucesso escolar num ambiente igualmente descrito anteriormente. O pessoal não docente complementa as tarefas que se realizam no espaço escolar. O papel dos encarregados de educação obter o sucesso educativo dos seus educandos. Para a inserção destes alunos no meio contam com o auxílio das autarquias e parcerias.

 

   No que concerne aos princípios e aos valores, estes abrangem a procurar de respostas educativas mais adequadas e eficazes na intervenção com os alunos: estes devem seguir as regras implementadas tanto na sala como nos espaços comuns, criar hábitos de leitura que estimulem o gosto pela mesma, como também pela escrita e a interpretação, valorizar o rigor, o esforço e a excelência, elevar os padrões de qualidade do trabalho desenvolvido.   

  

   Com estes princípios serão adquiridos gosto pela aprendizagem e desenvolver comportamentos, valores, atitudes essenciais ao seu bem-estar pessoal, às suas relações interpessoais e à sua intervenção cívica, privilegiando as capacidades e aptidões dos alunos.

 

 

 

Clique sobre a imagem para consultar o Projeto Educativo completo

bottom of page